impressão offset (3)

O sistema de impressão digital é um método de impressão que permite a reprodução direta de arquivos digitais em papel ou outros materiais impressos. Ao contrário da impressão offset, não são necessárias placas de impressão ou processos de preparação complexos.

Aqui está um resumo básico de como funciona o sistema de impressão digital:
 

  1. Preparação do arquivo: O cliente fornece um arquivo digital contendo a arte ou o documento a ser impresso. Esse arquivo pode ser criado em um software de design gráfico ou processamento de texto.
     

  2. Pré-impressão: Antes de imprimir, o arquivo digital pode passar por um processo de pré-impressão. Isso pode incluir uma verificação de cores, ajustes de layout, tratamento de imagens e outros ajustes necessários para garantir a qualidade de impressão.
     

  3. Impressão: O arquivo digital é enviado para uma impressora digital. A impressora digital usa tecnologia de jato de tinta ou toner para aplicar tinta ou pigmento diretamente no papel ou material de impressão. A imagem é reproduzida em alta resolução, com detalhes nítidos e cores precisas.
     

  4. Acabamento: Depois que o material é impresso, ele pode passar por processos de acabamento, como corte, dobra, encadernação, laminação, aplicação de verniz, entre outros, dependendo das necessidades do projeto.
     

Vale ressaltar que existem diferentes tipos de impressoras digitais, como impressoras a laser e impressoras a jato de tinta, e cada uma possui seu próprio processo específico de impressão. Além disso, a tecnologia de impressão digital oferece benefícios, como impressões sob demanda, personalização em massa e prazos de produção mais rápidos em comparação com métodos tradicionais de impressão, como a impressão offset.