impressão offset

A impressão offset é um método de impressão amplamente utilizado na indústria gráfica para reproduzir imagens e texto em grandes formatos. É chamada de "offset" porque a tinta não é alinhada diretamente do clichê ou matriz para o papel, mas sim através de um cilindro intermediário chamado blanqueta.

O processo de impressão offset envolve várias etapas. Inicialmente, uma imagem ou o texto a ser impresso é transferido para uma placa de impressão, geralmente feita de alumínio. Essa placa possui áreas sensíveis à tinta e áreas repelentes à tinta. As áreas sensíveis são tratadas quimicamente para atrair a tinta, enquanto as áreas repelentes permanecem livres de tinta.

Após o preparo da placa de impressão, ela é montada em um cilindro de impressão da máquina offset. A tinta é aplicada nesse cilindro, e um rolo de borracha (a blanqueta) é adquirido contra ele. A imagem é externa da placa para a blanqueta e, em seguida, da blanqueta para o papel ou outro substrato de impressão. Essa transferência indireta é o que caracteriza o deslocamento do processo.

Uma das vantagens da impressão offset é a alta qualidade e fidelidade de reprodução, especialmente para imagens complexas e em núcleos. Além disso, é possível imprimir em uma variedade de materiais, como papel, cartão, plástico e metal. A impressão offset é amplamente utilizada na produção de revistas, jornais, catálogos, folhetos, cartazes e uma variedade de materiais impressos em larga escala.


SAIBA MAIS!